-
Arquitetos: MORO Taller de arquitectura, Taller Omar Almaguer
- Área: 72 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nicolas Million
-
Fabricantes: Aceros Ocotlan, Cemex
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena cidade de Tequila, Jalisco, México, está localizada no meio da paisagem vegetada pelo agave e da indústria da tequila. Como um destino turístico em expansão, as casas perdem identidade ao adotar um conceito de "modernidade" na arquitetura em uma das cidades mais emblemáticas do México. Isso resultou no crescimento desordenado da cidade, com o uso de materiais industrializados e alto consumo de energia.
A proposta da Casa Agave se baseia no uso dos materiais provenientes da indústria da tequila em elementos construtivos como paredes, acabamentos, acessórios, mobiliário, portas, iluminação, pisos e vitrais.
Com essa ideia, conseguimos integrar uma proposta com identidade mexicana e conectada ao local onde a casa é construída, utilizando a terra, cores características da região, telhados inclinados e telhas. Também levamos em consideração as necessidades de Toño (um trabalhador local), a orientação solar, o clima, a topografia e a terra do terreno, resultando em uma casa com critérios bioclimáticos, como ventilação cruzada, iluminação natural e conforto climático.
Durante a construção, a comunidade local, estudantes, entre outros, se interessaram pelo uso desses materiais e sistemas construtivos. Assim, o projeto como local de capacitação e oportunidade de expandir o conhecimento na área da construção.
Também foi possível criar uma casa com o uso de eco-tecnologias, tais como:
Banheiro seco: um banheiro que não utiliza água, não polui, não gera resíduos, odores ou moscas, e resulta em um composto orgânico.
Fogão e forno a lenha: a lenha é um recurso natural pouco utilizado nos dias de hoje. Essa eco-tecnologia evita o consumo de gás natural, um hidrocarboneto que levou bilhões de anos para se formar no subsolo e que, ao ser queimado, é liberado rapidamente na atmosfera.
Captação de água da chuva: a casa possui um canal, filtro de água do tipo Tláloc de Isla Urbana e um reservatório de armazenamento de 5000 litros.
Boiler elétrico: com esse aparelho, é possível ter água quente sem a necessidade de queimar qualquer hidrocarboneto, lixo, lenha, etc.